16 FEV 2010
CULTURA, TURISMO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Carnaval popular evoluiu em Itápolis
A maior festa popular do Brasil, em Itápolis também foi um enorme sucesso durante as quatro noites de comemorações. A administração municipal montou uma superestrutura para acomodar o público durante a apresentação dos desfiles na avenida.

O palco do samba foi montado na Avenida Carlos Adolfson, nas imediações da Praça João Paulo II, no Cristo Redentor. Arquibancadas para mais de quatro mil pessoas foram instaladas para acomodar gratuitamente os apreciadores do carnaval, além de 50 camarotes e sanitários químicos.

Um moderno sistema de sonorização montado no percurso onde a folia aconteceu, permitiu a participação da platéia para “puxar” os enredos das escolas de samba. O trio elétrico Olodum de Birigui, foi contratado especialmente para animar os foliões. Na vanguarda, o trio elétrico Kachotão teve participação efetiva todas as noites, gratuitamente, sem a cobrança de ônus à municipalidade.

Houve a apresentação de 14 escolas de samba durante as quatro noites de festas, sendo duas delas de Itápolis, a Garra Rubro Negra e a Rainha da Pedra. A Garra apresentou o enredo que homenageava Mariazinha. Uma funcionária pública negra, muito popular entre os itapolitanos, amante do samba, sempre prestativa, humana e bem humorada.

Já a Rainha da Pedra homenageou as crianças, levando para a avenida a fábula “A Magia da Cinderela”. Os sambas de ambas as escolas deram um show de criatividade e musicalidade, dignos de apoteose.

As escolas de samba se dividiram para as apresentações em grupos de quatro, intercalando as escolas da cidade. A abertura do carnaval foi feita pelo Bloco da Fanfarra que tem como integrantes ex-alunos da Escola Estadual Valentim Gentil, dos anos 70.

As escolas de samba visitantes que se apresentaram foram – Rosas de Ouro/Catanduva; 13 de Maio/Matão; Mirim Rosas Negras/São Carlos; Unidos da Vila/Jaboticabal, Gaviões da Selmi Dei/Araraquara; Mancha/Araraquara; Embaixadores/Ribeirão Preto; Babadikiabo/Taquaritinga; Nação Quilombola/Araraquara, Falcão de Ouro/Ribeirão Preto. As escolas Garra e Rainha da Pedra se apresentaram no domingo e na terça-feira.

Notadamente, o carnaval popular de Itápolis evoluiu e provocou a admiração da população e dos visitantes que compareceram de toda a região em número expressivo. A administração pública municipal foi muito elogiada, assim como os dirigentes e integrantes das escolas de samba. O prefeito Mazinho declarou que na hora de trabalhar é preciso arregaçar as mangas e ter seriedade, mas quando se tratar de descanso ou lazer, também é necessário se divertir.

Também os distritos de Nova América e Tapinas tiveram incentivos da administração pública municipal para a realização dos seus carnavais e não diferente daqui, os reinados de momo de ambos foram dignos de elogios.

16/02/2010
Carnaval popular evoluiu em Itápolis