02 MAI 2022
Campanha de conscientização sobre exploração infantil é realizada em Itápolis
👉Nesta semana, a Secretaria de Desenvolvimento Social, o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente), Conselho Tutelar, CRAS e Patrulha Mirim se uniram para desenvolver uma ação junto à população sobre o risco de crianças e adolescentes ficarem expostos nas ruas realizando vendas.
👉A Campanha de conscientização também objetiva alertar os responsáveis pelos menores sobre a ilegalidade deste ato, para que orientem seus filhos. O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) descreve nos artigos 225 e 232 que é crime praticado, por ação ou omissão, submeter à criança ou o adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou a constrangimento. A pena para tal ato é de detenção de 6 meses a 2 anos.

🔶A entrega de panfletos e a instalação de faixas nos cruzamentos onde existem semáforos estão entre as estratégias da iniciativa, já que estes são os principais locais nos quais os menores fazem suas vendas.
🔶Entrevistas nas rádios locais e divulgação nas redes sociais e site da Prefeitura Municipal também são ações realizadas para levar informação aos munícipes.

➡️O Conselho Tutelar esclarece que a criança e o adolescente nas ruas estão sujeitos a uma série de riscos: acidentes - como atropelamentos - violência de todo tipo, abuso sexual e envolvimento com drogas.

➡️A Secretaria de Desenvolvimento Social também está engajada nesta conscientização e tem buscado orientar às famílias já atendidas pelos programas sociais do município, além daquelas que sejam abordadas pelo Conselho Tutelar.
Faça sua parte❗️ Denuncie a utilização de crianças e adolescentes para venda em faróis e pelas avenidas da cidade:

📆Segunda a Sexta (horário comercial)
📞Conselho Tutelar - 3262-3173 - das 8 às 18h
📞Assistência Social - 3262-8195 - das 7 às 17h