30 NOV 2021
Dezembro Vermelho
📌O mês de dezembro marca a mobilização nacional pela prevenção ao vírus HIV, AIDS e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Você sabia que um simples teste realizado gratuitamente nas unidades de saúde pode diagnosticar estas doenças e evitar complicações para sua saúde?

A Prefeitura de Itápolis e a Secretaria de Saúde prepararam horários especiais para testagem preventiva, a partir do dia 6/12:

📍Centro de Saúde

📍UBS Dr. Paulo Brasil - Jardim Redenção
9:30h às 10h30

📍UBS Jacy Tucci - Vila Santos

📍UBS São Benedito

📍PSF São Lucas

📍UBS Tapinas
13h às 15h30

📍UBS Nova América
8h às 10h30

👉Deixe o preconceito de lado e converse abertamente sobre o assunto com as equipes de enfermagem dos posto de saúde.

AIDS
A Aids é a doença causada e transmitida pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, do Ministério da Saúde e do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), a cada 15 minutos uma pessoa se infecta com o vírus no Brasil.

Transmissão:
Os pacientes soropositivos, QUE TÊM OU NÃO AIDS, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas preventivas. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Tratamento:
Todas as pessoas diagnosticadas com HIV têm direito a iniciar o tratamento com os medicamentos antirretrovirais, imediatamente após o diagnóstico, para poupar o seu sistema imunológico. Esses medicamentos (coquetel), distribuídos gratuitamente na rede pública, impedem que o vírus se replique dentro das células e evitam que a imunidade caia e que a Aids apareça.

INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
As IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada.

De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.

A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento das IST e do HIV/Aids são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

O termo Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passou a ser adotado em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.
Principais IST:
– Herpes genital
– Cancro mole (cancroide)
– HPV
– Doença Inflamatória Pélvica (DIP)
– Donovanose
– Gonorreia e infecção por Clamídia
– Linfogranuloma venéreo (LGV)
– Sífilis
– Infecção pelo HTLV
– Tricomoníase

A informação e a prevenção são os melhores remédios!

Fonte: Prefeitura de Itápolis