Medicamentos padronizados – REMUME

Medicamentos essenciais para controlar e tratar doenças prioritárias

Lista de medicamentos disponíveis na Farmácia Municipal

• Lista de medicamentos indisponíveis na Farmácia Municipal

Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) – Alto Custo

O Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) é uma das estratégias de acesso aos medicamentos no âmbito do SUS, que através de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas (PCDTs) publicados pelo Ministério da Saúde, buscam atender algumas situações clínicas, principalmente, agravos crônicos, com custos de tratamento mais elevados ou de maior complexidade.

• Busca por medicamento

Protocolos clínicos (CID contemplado e exames solicitados)

Para ter acesso aos medicamentos disponibilizados pelo Ceaf, o paciente deve se enquadrar em algum dos CIDs relacionados no protocolo, bem como apresentar toda a documentação e exames solicitados.

Farmácia Popular

Uma estratégia do Ministério da Saúde para aumentar o acesso da população aos medicamentos essenciais foi a criação do programa Farmácia Popular do Brasil, que funciona atualmente com a modalidade "Aqui Tem Farmácia Popular".  Através da parceria do Ministério da Saúde com farmácias particulares e drogarias são disponibilizados gratuitamente medicamentos para o tratamento de hipertensão, diabetes e asma, bem como outros medicamentos com desconto, que são os medicamentos para rinite, dislipidemia (colesterol alto), doença de Parkinson, osteoporose e glaucoma. Ainda anticoncepcionais e fraldas geriátricas.

• Lista de farmácias e drogarias em Itápolis credenciadas no Programa “Aqui tem Farmácia Popular”

• Lista de medicamentos disponibilizados pelo programa

COMO UTILIZAR

Para utilizar o Programa Farmácia Popular, o cidadão deverá comparecer a um estabelecimento credenciado, apresentando os seguintes documentos:

• documento oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade que conste o número do CPF.
  • receita médica dentro do prazo de validade (365 para anticoncepcionais e 180 dias para os demais medicamentos ou fraldas geriátricas), tanto do SUS quanto particular.

A farmácia irá verificar seus dados, os dados da receita e, em seguida, acessar o sistema de vendas para processar a dispensação do medicamento ou fralda geriátrica. Após efetuada a venda, serão emitidos 02 cupons: Cupom Fiscal e Vinculado.

O Cupom Vinculado deverá ser obrigatoriamente assinado pelo próprio usuário, assim como o endereço deverá ser preenchido no momento da compra. Serão emitidas duas vias (uma via ficará com você e outra com a farmácia).

ATENÇÃO! A receita original não poderá ser deixada na farmácia, apenas a cópia!