Itápolis está em guerra contra o mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela. A Vigilância Epidemiológica atualizou os números da dengue no município com o fechamento de casos por confirmações de exames encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz de Ribeirão Preto, no laboratório da Santa Casa (atendimento municipal), laboratórios particulares e por análise clinica epidemiológica (sinais e sintomas da doença), totalizando 896 registros, até 13 de março.

📌COMBATE A DENGUE

MUTIRÃO DE RECOLHIMENTO DE CRIADOUROS DA DENGUE
Confira o cronograma, a partir das 8h ⤵️
➡️️18/03 – Quarta-feira 📍 Quadrilátero Central entre as Avenidas Frei Paulo Luig, Boiadeira, José de Barros Ribeiro e José Fortuna.
As equipes da prefeitura e da empresa contratada, temporariamente, passarão recolhendo pneus, móveis e brinquedos velhos, garrafas e tudo mais que possa acumular água e continuar espalhando a dengue. 

FUMACÊ
Depois das 18h⤵️
➡️18/03 - Quarta-feira: 📍Floriano Peixoto 📍 Boiadeira 📍 José de Barros Ribeiro 📍 José Fortuna 📍 Jd. Vitória I, II e III 📍 Jd. Redenção 📍 Jd. Nova Redenção 📍 Jd. Esperança I e II 📍 Jd. São Benedito 📍 Jd. Fraternidade 📍 Jd. Estoril
➡️19/03 - Quinta-feira: 📍Jd 2000 📍Jd São Lucas I e II 📍Jd do Sol 📍Monte Verde 📍Garieri Renesto 📍Novo Oriente 📍José Fortuna 📍Silveira
➡️20/03 - Sexta-feira: 📍Jardim Dona Bella 📍Jd José Fortuna 📍Jd. Veneza 📍Jd. Colorado 📍Jd Espanha 📍Jd. Primavera 📍Bairro Vila Isabel 📍Jd. Gabriela 📍Portal das Laranjeiras 📍Jd. São Francisco 📍Residencial Village.
➡️23/03 - Segunda-feira: 📍 Jd. Santa Mônica 📍Jd das Paineiras I e II 📍Jd. Karina 📍Jd. Iracema 📍Jd. Paulistano 📍Bairro Boa Vista 📍Jd Alto da Boa Vista 📍Jd. Nova Boa Vista 📍Jd. Quinta da Boa Vista
📍Jd. Campestre I-II-III 📍Jd. Itauera I-II 📍Jd Santa Lúcia 📍Vilagio Marconi 📍Santa Clara
➡️24/03 - Terça-feira: 📍Jd. Continental 📍Jd. Itália 📍Jd. Tropical 📍Jd. Portugal 📍Jd. Santa Rosa 📍Jd. Morumbi 📍Distrito Industrial I, II e III
➡️25/03 - Quarta-feira: 📍Distrito de Nova América 📍 Distrito de Tapinas
O Controle de Vetores passou a usar 2 bombas para ampliar o trabalho de Fumacê.
👉É importante deixar as portas e janelas abertas para fumaça entrar e fazer o efeito necessário eliminando os mosquitos.
👉A aplicação do inseticida é feita com uma bomba instalada no veículo do Controle de Vetores, passando pelas ruas da cidade. Porém, quando chove o serviço precisa ser adiado para não danificar a bomba e também porque prejudicaria a eficácia da dispersão da fumaça.

📌NEBULIZAÇÃO COSTAL
A partir das 8h ⤵️
➡️Segunda-feira (16) a Sexta-feira (20) 
📍Vila Santos
👉Aplicação de inseticida dentro nas residências, realizada durante o dia pelos agentes do Controle de Vetores com a bomba costal.
👉A orientação é para que as pessoas aguardem, pelo menos, 15 minutos fora da residência, após a nebulização.
👉Quem se recusar a receber as equipes da prefeitura será denunciado à justiça por não colaborar com uma situação de risco a saúde pública.

🔴ATENÇÃO: O Controle de Vetores informa que está encaminhando ao Departamento Jurídico da Prefeitura - para aplicação das medidas cabíveis - uma lista com os endereços das pessoas que, ainda, estão recusando a entrada das equipes e, desta forma, tem deixado de colaborar com o combate ao mosquito Aedes aegypti no município.

As ações de prevenção e combate a dengue da Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde em Itápolis incluem:
 Mutirões de Recolhimento para retirada de criadouros do mosquito. 
 Nebulização Costal
 Fumacê
 Manutenção de Áreas Públicas (margens rios, áreas verdes, canteiros centrais e praças), trabalho reforçado com a contratação de uma equipe temporária
 Bloqueio de Criadouros, com visitas as residências e comércios, levando orientação à população
 Palestras em entidades e escolas sobre a dengue

Entre nesta luta com a Prefeitura de Itápolis para juntos vencermos a dengue

MUITAS LARVAS DO MOSQUITO AEDES, AINDA, SÃO ENCONTRADAS!
Infelizmente, a equipe do Controle de Vetores tem encontrado muitas larvas. Em apenas um dia de visita em 14 quadras, houve a vistoria de 226 imóveis, onde 37 focos do mosquito Aedes aegypti foram encontrados nas seguintes situações: 3 criadouros em  pratos de plantas,  1 em entulho de construção, 8 em bebedouros de cães e gatos, 1 em tambor de armazenamento de água de chuva, 4 em vasos de plantas, 1 em pneu, 17 em latas e plásticos jogados no quintal, 2 em brinquedos no quintal. Ou seja, o perigo está, muito presente, dentro das casas! 

TODOS UNIDOS CONTRA DENGUE
O sinal de alerta está aceso e todos precisam colaborar! É urgente que você verifique seu quintal, residência, empresa ou terreno, para não deixar, em nenhum lugar, água parada!
A Prefeitura de Itápolis, inclusive, decretou Estado de Emergência no município, objetivando agilizar a contratação de uma frente de trabalho para ampliar os mutirões que já vem ocorrendo na cidade para retirada de criadouros da dengue.
Desde o ano passado a Prefeitura de Itápolis vem priorizando o combate a dengue, investindo cerca de R$ 40 mil na aquisição de inseticidas e de uma nova bomba para realização do fumacê nas ruas do município. O Controle de Vetores também faz o trabalho de nebulização para matar o mosquito adulto dentro das casas e empresas, nas regiões da cidade onde residam, trabalham ou estudam as pessoas com diagnóstico da dengue.  O inseticida utilizado é sem óleo e não gruda porque é à base de água.
De acordo com o Controle de Vetores, as situações onde mais estão sendo encontradas as larvas do mosquito na cidade são: lonas plásticas, baldes, brinquedos jogados pelo quintal, vasilhas de água de animais, calhas, caixas d’água, ralos e reservatório de água da geladeira.

NÃO DESCARTE RESÍDUOS VOLUMOSOS SEM CONFIRMAR O DIA DE COLETA
Devido a grande quantidade de descarte de resíduos volumosos, como podas de árvores e móveis em geral, a Prefeitura de Itápolis solicita que seja verificado junto a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental quais os dias de coleta destes materiais, para que os mesmos não fiquem nas caçadas acumulando água e podendo se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, agravando a situação da dengue no município. Para obter informações sobre a coleta de resíduos ligue para Secretaria de Desenvolvimento Ambiental ☎ 3262-0563.

REGISTRO DE DENGUE
Não se esqueça de comunicar uma UBS (Unidade Básica de Saúde) se tiver a confirmação de que está com dengue, mesmo que tenha passado por atendimento particular ou no Pronto Socorro, porque com base nestes registros é que o Controle de Vetores planeja sua rotina de trabalho pelos bairros da cidade.

 DICAS PARA COMBATER O MOSQUITO
Mantenha caixas d’água bem fechadas
Remova galhos e folhas de calhas
Mantenha garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo
Acondicione pneus em locais cobertos ou leve até o Ecoponto
Não deixe brinquedos pelo quintal, para não acumular água
Verifique as vasilhas de água dos animais
Verifique ralos, especialmente de áreas menos utilizadas
Confira o reservatório de água da geladeira
Encha pratinhos de vasos com areia até a borda ou lave-os uma vez por semana
Não deixar água acumulada sobre a laje
Lave, semanalmente, com água e sabão tanques utilizados para armazenar água
Coloque o lixo em sacos plásticos dentro de lixeiras fechadas
Feche bem os sacos de lixo e não deixe ao alcance de animais
Coloque areia nos cacos de vidro de muros ou cimento
Não deixe água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas
Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente
Limpe sempre a bandeja do ar condicionado
Lonas usadas para cobrir materiais de construção, devem estar sempre bem esticadas para não acumular água
Faça sempre manutenção de piscinas

REPELENTE NATURAL CONTRA O AEDES AEGYPTI
Um excelente repelente caseiro contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela urbana é o de cravo-da-índia, podendo ser usado por adolescentes e adultos, incluindo mulheres grávidas. Muito utilizado por pescadores, o cravo da índia é rico em óleo essencial e eugenol, uma propriedade inseticida que afasta mosquitos, moscas e formigas. Veja a receita:
• 500 ml de álcool de cereais;
• 10 g de cravo-da-índia; 
• 100 ml de óleo de amêndoas, mineral ou outro qualquer.
Coloque o álcool e o cravo da índia num frasco escuro com tampa ao abrigo da luz por 4 dias. Mexa esta mistura 2 vezes por dia, de manha e à noite. Coe e junte o óleo corporal, agitando ligeiramente. Coloque o repelente num recipiente spray e aplique na pele diariamente.
Como usar o repelente caseiro:
Pulverize o repelente caseiro em toda região do corpo exposta ao mosquito, como braços, rosto e pernas. Reaplique o repelente sempre que praticar esporte, suar, ou molhar-se. O tempo de duração do repelente na pele é de 3 horas, após este período deve ser reaplicado em toda área da pele sujeita a picadas.
Outra orientação importante é pulverizar este repelente também por cima das roupas, porque o ferrão do mosquito pode atravessar tecidos muito finos, chegando à pele.

Não tem outro jeito: para vencer a batalha, a arma mais eficaz é a prevenção! Entre nessa luta com a Prefeitura de Itápolis!

Imprensa Prefeitura de Itápolis