A Secretaria Municipal de Governo exerce a coordenação político-institucional, assessorando o Prefeito em assuntos relacionados às ações do Governo. Representa o Município, judicial e extrajudicialmente, e assessora juridicamente a Administração, por intermédio do Departamento de Negócios Jurídicos e da Procuradoria Geral do Município, exercendo também a cobrança judicial da dívida ativa.

Promove a relação institucional entre os Poderes Executivo e Legislativo e coordena a ação política do Secretariado com demais órgãos e poderes constituídos. A Secretaria ainda representa o município nas tratativas com outros órgãos públicos ou particulares, necessárias à consecução de políticas administrativas de convênios, parcerias, consórcios e outras atividades afins.