A Prefeitura de Itápolis vem adotando medidas preventivas de enfrentamento a pandemia do Coronavírus (Covid-19) no município que incluem o monitoramento aos acessos da cidade, o ‘Toque de Recolher’ das 20h30 às 6h00 e o respeito a Quarentena definida pelo Governo Estadual, que foi prorrogada até o dia 22 de abril, para todos os 645 municípios do Estado de São Paulo. De acordo com a Santa Casa de Itápolis, até as 15h de hoje não deu entrada no hospital local nenhum caso suspeito de Coronavírus.

➡️POPULAÇÃO: Deve evitar, ao máximo sair de suas residências e é proibida a circulação na cidade após as 20h30, exceto para aqueles que estiverem, comprovadamente, trabalhando ou em tratamento médico.
➡️COMÉRCIO EM GERAL: Estabelecimentos comerciais deverão manter fechado o acesso ao público, podendo atender por aplicativos, internet, telefone ou outros instrumentos similares, utilizando os serviços de entrega de mercadorias 'Delivery'.

➡️DAS 20H30 ÀS 23H30: Farmácias, lanchonetes, restaurantes, marmitarias e pizzarias, poderão funcionar, realizando as entregas em domicilio (Delivery).
Veja a publicação do Decreto Municipal no Diário Oficial do Município: https://is.gd/sMCIv1

➡️ATÉ AS 20H30: Supermercados, mercados, padarias, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas, centros de abastecimento de alimentos, lojas de conveniência, venda de alimentação para animais, distribuidores de gás, venda de água mineral, postos de combustíveis e instituições bancárias, deverão encerrar o expediente até as 20h30, respeitando o acesso controlado para evitar aglomeração.
➡️BARES: Proibido o atendimento presencial em bares, para evitar aglomeração.

➡️PROFISSIONAIS LIBERAIS: Os atendimentos nos estabelecimentos de prestação de serviços poderão, somente, ser realizados mediante agendamento prévio e sem aglomeração de pessoas, restringindo a presença do profissional e cliente.
Veja a publicação, no Diário Oficial do Município, do Decreto Nº 5.561/2020 https://is.gd/mSukeI e do Decreto Nº 5.562/2020 https://is.gd/brpsql.

➡️MOTOTÁXI E TÁXI: Permitido o transporte de passageiros no horário das 06h01 até as 20h30, com higienização do veículo e do capacete ao final de cada corrida, mantendo assim, as medidas preventivas a transmissão do Coronavírus. O transporte de mercadorias para atendimento pelo sistema ‘Delivery”, poderá ser realizado no horário das 06h01 às 22h, com higienização do veículo ao final de cada corrida.
Veja a publicação, no Diário Oficial do Município, do Decreto Nº 5.564/2020 https://is.gd/27CYaw.

🔴ATENÇÃO Denúncias relacionadas ao não cumprimento das medidas de combate ao Coronavírus podem ser realizadas pelo telefone  3262-7494, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

🔴ATENÇÃO➡ A Secretaria de Saúde conta com uma Central de Atendimento para esclarecer dúvidas sobre o Coronavírus pelos telefones ☎ 3262-5080 e 3262-1341, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

ACESSOS A CIDADE SÃO MONITORADOS COMO MEDIDA DE PREVENÇÃO
Os acessos a Itápolis e aos distritos de Tapinas e Nova América estão sendo monitorados. Para entrar no município o único acesso liberado, sob inspeção da Guarda Civil Municipal e equipes das Secretarias Municipais é a entrada do Cristo Redentor. 
O decreto Nº 5.561/2020 estabelece a suspensão do ingresso, da saída, circulação e permanência de ônibus, vans e demais veículos de transporte coletivo com finalidade de compras, excursão e similares, no território do município.
Já os veículos destinados ao abastecimento de combustível, gêneros alimentícios, medicamentos, insumos hospitalares e similares, poderão entrar para garantir o abastecimento. O ingresso e saída de veículos de passeio serão feitos de forma controlada, de modo a garantir a saúde da população. 

 CONFIRA COMO FICAM OS EXPEDIENTES PÚBLICOS MUNICIPAIS (Segunda a Sexta-feira)
SAÚDE
UBS (Unidade Básica de Saúde) - só serão mantidos os atendimentos de consulta emergenciais, pré-natal e curativo, ficando suspenso os demais serviços, das 7h às 16h.
SECRETARIA DE SAÚDE e FARMÁCIA MUNICIPAL - atendimento de forma normal, porém controlada, para evitar o contágio ou transmissão do Coronavírus, das 8h às 16h.
CEO - Centro de Especialidades Odontológicas está atendendo os casos de urgência e emergência, das 7h às 11h e das 12h às 16h.
TRANSPORTE DE PACIENTES - mantido para atendimento de Oncologia e Hemodiálise.
CEMAIA, CAPS E CEFIM - atendimentos suspensos temporariamente.
EDUCAÇÃO
ESCOLAS E CRECHES MUNICIPAIS - fechadas, em recesso e férias escolares.
TRANSPORTE RURAL E URBANO ESCOLAR - suspensos temporariamente.
TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO - suspensos temporariamente.
TRANSPORTE PÚBLICO (CIRCULAR) - suspenso dentro do município de Itápolis e mantido, apenas, para Tapinas e Nova América (horário reduzido). O Departamento de Trânsito notificou a empresa de transporte urbano e a mesma esta higienizando os ônibus.
EMISSÃO DE CREDENCIAIS DE ESTACIONAMENTO PARA IDOSOS - Suspensas.
CEMITÉRIO MUNICIPAL - Os enterros e velórios são realizados com duração máxima de até 4 horas e no período diurno, ficando restrita a presença e permanência máxima de 5 pessoas no local.
ENGENHARIA - Fica suspensa a apresentação de projetos de construção.
TRIBUTAÇÃO - Fica suspensa a abertura de empresas e demais providências correlatas com o cadastro mobiliário e também está suspensa a emissão de novos alvarás de autorização para eventos durante a vigência deste Decreto.
PROTOCOLO - Atestados médicos de servidores municipais devem ser entregues nas respectivas Secretarias. Atendimento só de situações urgentes.
➡️SEBRAE AQUI, Banco do Povo e Sala do Empreendedor - atendimentos, apenas, pelo telefone: 3262-1534.
➡️PROCON - denúncias de preços abusivos devem ser feitas pelo telefone 3263-8000 ou através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
ESPORTE, CULTURA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
CRI, CRAS, Aulas Esportivas, Aulas de Dança, Biblioteca e Centros de Inclusão Digital – atividades suspensas temporariamente.

SERVIÇO SOCIAL EM PERÍODO DE CORONVÍRUSA Secretaria de Desenvolvimento Social de Itápolis informa à população que está realizando os atendimentos e orientações sobre os programas sociais para as famílias que já são beneficiárias e para aquelas que tenham dúvidas sobre o assunto pelo telefone 3262-8195. Inclusive, para tirar dúvidas sobre o novo auxílio de R$ 600. A equipe da Assistência Social, também, está trabalhando em parceria com um Grupo de Voluntários de Itápolis que atenderá as demais famílias que não estejam inseridas nos projetos sociais existentes. Estes voluntários começarão a receber doações de alimentos, produtos de higiene e limpeza, a partir de segunda-feira (6/4), das 8h às 17h, na Rua Pero Neto, 149, Jardim Campestre (Sede da Associação Amigas da Santa Casa).

HIGIENIZAÇÃO DE RUAS E PRAÇAS CONTRA CORONAVÍRUS: Entre as ações de combate a transmissão do Coronavírus que estão sendo realizadas, em Itápolis, está à higienização de praças e ruas da cidade.
As Secretarias de Desenvolvimento Agropecuário e Serviços Públicos coordenam este trabalho e, também, o serviço de higienização de veículos que chegam de outros municípios pela entrada do Cristo, objetivando manter nossa cidade protegida da Covid-19.

SUBPREFEITURA DE NOVA AMÉRICA CADASTRA MORADORES QUE TRABALHAM EM ITÁPOLIS
A Prefeitura de Itápolis objetivando solucionar a questão dos moradores de Nova América que precisam vir ao município para trabalhar, inicia nesta sexta-feira (3/4), na Subprefeitura de Nova América - Rua Gonçalo Rueda, 497 - o cadastro destas pessoas.
Haverá o controle de acesso no Trevo do Bairro São João, localizado no entroncamento da Rodovia Laurentino Mascari (SP-333) com a Vicinal Adalto Grespi para os munícipes cadastrados passarem.
HORÁRIO DA PASSAGEM NO ACESSO: 6h às 9h e 16h às 19h30
HORÁRIO DE CADASTRAMENTO EM NOVA AMÉRICA: 8h às 11h e 14 às 16h (segunda a sexta-feira).

CALENDÁRIO ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITÁPOLIS
A Secretaria Municipal de Educação, acompanhando as definições da Secretaria de Estado da Educação informa como ficou estabelecido o calendário escolar 2020 dentro deste período de enfrentamento ao Coronavírus:
•        Recesso escolar (uma semana) – anterior seria de 20 a 24 de abril, com a mudança passou a ser de 23 a 27 de março.
•        Recesso escolar (uma semana) – anterior seria de 13 a 16 de outubro, com a mudança passou a ser de 30 de março a 3 de abril.
•        Férias (duas semanas) – anterior seria de 9 a 26 de julho, com a mudança passa a ser de 6 a 20 de abril.

CORONAVÍRUS: PREFEITURA DE ITÁPOLIS DISPONIBILIZA 2 CENTRAIS DE ATENDIMENTO
Central de Denúncias (Ouvidoria Municipal) 3262-7494, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, para atender casos de descumprimento da legislação que estabelece as medidas de enfrentamento ao Covid-19.
Central de Atendimento (Dúvidas sobre o Coronavírus) da Secretaria de Saúde 3262-5080 e 3262-1341, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, onde a população pode esclarecer dúvidas sobre a Covid-19.

COLETA DE LIXO ADIANTA 1 HORA, TEMPORARIAMENTE
A coleta de lixo está sendo iniciada no município de Itápolis e nos distritos de Tapinas e Nova América 1 hora antes, temporariamente, começando às 6:00 horas da manhã. Essa alteração foi necessária devido às adaptações que a empresa responsável pela coleta adotou em prevenção à transmissão do Coronavírus, que incluem a higienização dos caminhões e intensificação no uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) por parte dos coletores de lixo para diminuição do risco de contágio dos funcionários. Contamos com a compreensão e cooperação de todos!

DECRETO DE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA TAMBÉM FOI PUBLICADO
No dia 19 de março, foi decretada a SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA pela Prefeitura Municipal, podendo o município, para enfrentamento da situação, adquirir insumos destinados ao combate do Coronavírus (Covid-19), com a dispensa de licitação, objetivando trabalhar em ações de preventivas. (Confira a publicação do Decreto Nº 5.558/2020 no Diário Oficial: https://is.gd/Z8O2aB). 

O atendimento nas repartições públicas municipais ocorre de segunda a sexta-feira de forma controlada para evitar a aglomeração de pessoas. O momento é de atenção máxima e todos devem respeitar as ações preventivas, ficando em casa, além de evitar aglomerações. Lembre-se sempre de higienizar as mãos com água e sabão e só sair de casa em situações, indispensáveis, para juntos vencermos esta pandemia global do Coronavírus. 
Imprensa Prefeitura de Itápolis