Atuam dentro do âmbito da Secretaria da Indústria e Comércio os seguintes Órgãos:

PRODEI
O Projeto para Desenvolvimento Industrial foi criado através da Lei nº935, de 04 de Junho de 1979 e suas alterações com a finalidade de incentivar a instalação e ampliação de indústrias no Município de Itápolis.
É regido por um Conselho Diretor e, na ausência deste, pelo Prefeito Municipal.
Desde o início da sua existência foram instalados os Distritos Industriais I,II e III.
Horário de atendimento: das 08h00 às 17h00 - Fone: 3263-8000

SEBRAE
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) é parceiro da administração na criação de políticas públicas locais de valorização dos pequenos negócios. Tem como principais objetivos:

• Desenvolver programas de apoio a Micro e Pequenas Empresas;
• Facilitar a abertura e funcionamento de Micro e Pequenas Empresas;
• Oferecer tratamento tributário favorecidos e diferenciado às Micro e Pequenas Empresas;
• Promover o desenvolvimento de mercados e o uso do poder de compras do município;
• Incentivar programas de sustentabilidade ambiental;
• Ampliar o acesso a tecnologia;
• Fortalecer o associativismo;
• Facilitar o acesso ao crédito e aos serviços financeiros;
• Desenvolver a educação empreendedora e a capacitação profissional.

Horário de Atendimento: das 08h00 às 11h30 e das 13h30 às 17h00 - Fone: 3262-1534 (Atendimento realizado na Associação Comercial e Empresarial de Itápolis)


PAT(Posto de Atendimento ao Trabalhador)
O Posto de Atendimento ao Trabalhador tem como finalidade:

• Oferecer serviços gratuitos de intermediação de mão-de-obra , de captação de vagas junto às empresas;
• Emissão de carteira de trabalho;
• Informações e inscrições para os programas de qualificação profissional;
• Encaminhamento do seguro-desemprego;
• Demais atividades voltadas ao atendimento e qualificação do trabalhador.
Horário de Atendimento: das 08h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00


BANCO DO POVO PAULISTA
O Banco do Povo Paulista tem como objetivo principal promover a geração de emprego e renda através da concessão de microcréditos, para financiamentos de capital de giro e investimentos fixos.
Horário de Atendimento: das 08h00 às 11h30  e das 13h30 às 17h00 - Fone: 3262-8839


PROCON (Fundação de Defesa e Proteção do Consumidor)
Tem como principais atribuições:

• Coordenar e executar a política municipal de proteção e defesa do consumidor, atendidas as diretrizes da Política Nacional das Relações de Consumo;
• Receber, analisar e encaminhar o andamento das reclamações, consultas, denúncias e sugestões de consumidores ou de entidades que os representem;
• Prestar orientação aos consumidores sobre seus direitos;
• Promover as medidas judiciais cabíveis na defesa e proteção dos interesses coletivos, difusos e individuais dos consumidores;
• Representar aos poderes competentes e, em especial, ao Ministério Público, sempre que as infrações a interesses individuais ou coletivos dos consumidores assim o justificarem;
• Incentivar a criação e o desenvolvimento de entidades civis e municipais de defesa do consumidor;
• Fiscalizar a execução das leis de defesa do consumidor e aplicar as respectivas sanções;
• Executar outras atividades definidas por Lei. 

Horário de Atendimento: das 08h00 às 15h00 - Fone: 3263-8000 - FAX - 3262-8838