Você sabia que agora a Carteira de Trabalho é Digital? O governo federal estabeleceu o novo sistema deste documento do trabalhador brasileiro, que passa ser, totalmente, adquirido e acessado em meio eletrônico e equivale à antiga Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) física.

O documento digital está, previamente, emitido para todos os brasileiros e estrangeiros que estejam registrados no Cadastro de Pessoa Física (CPF). No entanto, cada trabalhador terá de habilitar o documento, com a criação de uma conta de acesso no endereço www.gov.br/trabalho e também é possível baixar o aplicativo (Carteira de Trabalho Digital) para celulares nas versões IOS e Android, para essa finalidade.

Agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas é um dos benefícios apontados pelo governo. Com a carteira digital, não é mais necessária a emissão do documento físico para contratação em empresas, que já estão obrigadas a utilizar o eSocial. Todas as experiências profissionais formais estarão no aplicativo, o trabalhador passa a ser mais um agente fiscalizador de todo o processo e poderá verificar se a empresa informou o vínculo e forneceu as informações corretas nos sistemas de governo.
Quem tiver dificuldades de acesso à internet ou celular pode se dirigir a uma agência do trabalho, onde será orientado sobre os procedimentos necessários para cadastro digital.

 

Imprensa Prefeitura de Itápolis