Dando início ao processo de implantação de Coleta Seletiva em Itápolis, a Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Ambiental e Social, começará a receber as inscrições dos catadores de materiais reciclados interessados em participar da formação de uma Associação em nossa cidade, a partir da próxima segunda-feira, dia 20 de janeiro.

As inscrições deverão ser realizadas na Secretaria de Desenvolvimento Social, que fica localizada na Avenida dos Amaros, n° 697, até o dia 21 de fevereiro, das 8h às 11h. Para a inscrição é necessário ter em mãos: RG e CPF, endereço e telefone.

“Atualmente o número de coletores autônomos que realizam este serviço no município informalmente é expressivo, com a formalização deste pessoal, eles poderão trabalhar de maneira mais organizada e rentável” explicou o secretário de desenvolvimento social.

A Associação possibilitará a estes catadores um modo mais humanitário de se beneficiar com o “lixo”, proporcionando a profissionalização na administração de suas tarefas, visando à produção e o lucro, além de melhorar suas perspectivas e autoestima.

O processo de coleta seletiva, além do ganho social, beneficia o meio ambiente, pois o volume de resíduos recicláveis coletado das ruas reduzirá a quantidade de lixo que seria aterrado, e, ainda, origina a produção de outros materiais, deixando de extrair recursos naturais.

“Faremos uma seleção do pessoal inscrito, incluindo aqueles que já trabalham com a reciclagem. Os coletores serão inseridos, gradualmente, na Associação conforme a mesma for se estruturando, para que possam ser adequadamente capacitados a fazerem a correta destinação destes resíduos. O importante é que, finalmente, a coleta seletiva se tornará realidade em Itápolis” explica a secretária da pasta ambiental.

Imprensa Prefeitura de Itápolis