Buscando a preservação da biodiversidade local, a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental de Itápolis está realizando o inventário da fauna em todo o território de nosso município, por meio de equipamentos adquiridos para essa finalidade. A intenção é mapear as áreas onde são encontrados animais que, dificilmente, são vistos pela população, além de relacionar estes animais com os ambientes e dimensões das áreas onde foram encontrados.

Uma verdadeira força tarefa tem sido executada pelas Secretarias de Desenvolvimento Ambiental e Saúde no combate ao escorpião e mosquito Aedes aegypti. Nesta semana, por exemplo, a equipe da pasta do meio ambiente realiza a limpeza da área pública do Jardim Silveira, onde foi apontado o surgimento de um grande número de escorpiões e o Controle de Vetores aplicou, na segunda-feira (12/11), a dedetização química na rede de esgoto neste bairro, com o apoio do SAAEI.

Representantes do Controle de Vetores e da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental estiveram na Área Pública do Jardim Silveira, na tarde de segunda-feira (5/11), para verificar o aparecimento de escorpiões. No local que é atendido pela equipe da prefeitura, de acordo com o cronograma da pasta ambiental, foi constatado que ocorre um descarte, recorrente, de lixo doméstico e volumosos (móveis velhos entre outros).

Estatuto do Consórcio é aprovado e Câmara Técnica de Meio Ambiente é criada

Mais um importante passo foi dado na formalização do Consórcio Intermunicipal do Centro do Estado de São Paulo – CICESP, nesta quarta-feira (10/10), quando ocorreu a primeira Assembleia Geral na cidade de Ibitinga, tendo como pauta a aprovação do Estatuto e a eleição dos membros da diretoria. A prefeita de Ibitinga Cristina Arantes - município sede do Consórcio - foi eleita a presidente, e o chefe do Executivo de Itápolis, Edmir Gonçalves vice-presidente, o tesoureiro será o prefeito de Borborema Vladimir Adabo e o secretário do CICESP o prefeito de Tabatinga, Eduardo Martinez.