O que é a Secretaria:
O início da agricultura em Itápolis deu-se com os imigrantes italianos e espanhóis, que se dedicavam às culturas de arroz e café, sendo que este último foi explorado até a década de 80 e por problemas econômicos e produtivos (perda de produtividade, variedades afetadas por problemas climáticos e fitossanidade) foi substituído pela citricultura em boa parte da área. Hoje, o Município destaca-se como um grande produtor de citrus, seguido de cana-de-açúcar, grãos e pecuária de corte. 

O Município de Itápolis têm uma área rural de 94.751,6 ha, dividida em 2.035 propriedades rurais, de acordo com dados do Levantamento de Unidades de Produção Agropecuária - LUPA (SAA, 2.008), que são gerenciadas em sua maioria por uma agricultura familiar. Há um grande número de pequenas propriedades, sendo 79,01% delas com área de até 50 ha (1.608 UPAs – Unidades de Produção Agropecuária). 

A Secretaria possui o apoio da Casa da Agricultura do município, do Sindicato Rural em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente. 

A presença da Secretaria de Agricultura e Abastecimento no município atua nas mais diversas áreas da produção de alimentos, segurança alimentar, abertura de créditos, geração de tecnologias e de informação ao homem do campo.