Defesa Civil Municipal de Itápolis

A Defesa Civil é um órgão que articula, coordena e gerencia um conjunto de ações preventivas, emergenciais, assistenciais e recuperativas. Em situações de desastre, as atividades de primeiro atendimento são de responsabilidade do Governo Municipal e os órgãos e setores da Administração Municipal devem colocar à disposição da Defesa Civil, todos os meios e recursos disponíveis para o bom desempenho de suas ações. O órgão faz parte do Sistema Integrado de Defesa Civil - SIDEC, composto por um Conselho Municipal constituído por membros da administração municipal e por órgãos do município, responsáveis pelas ações de defesa civil em todo o território municipal.

Contato: Ligue 199
Endereço: Avenida Capitão Venâncio de Oliveira Machado, nº 232, Vila Oeste (ao lado do Estádio dos Amaros)

Estamos entrando no período de estiagem, tempo seco – que favorece o risco de focos de incêndio – e de variações de temperaturas. Por isso, a Defesa Civil Municipal alerta à população que é preciso entrar em estado de atenção e tomar alguns cuidados. Especialmente, neste período de pandemia da COVID-19 (Novo Coronavírus), a preocupação é não ocupar o sistema de saúde (UBS, Pronto Socorro e até UTI), porque isto é essencial para salvar vidas❗️

Infelizmente, a Defesa Civil Municipal tem registrado várias queimadas em Itápolis, nos últimos dias. A Defesa Civil alerta os munícipes que provocar queimadas de lixos, entulhos ou demais detritos em terrenos baldios, calçadas, vias públicas e matas, é expressamente proibido, conforme determina a Lei Municipal nº 2815/2011, regulamentada pelo Decreto nº 4145/2011.

A Defesa Civil Estadual disponibiliza um serviço gratuito de mensagem de celular (SMS) para todo o Estado de São Paulo, visando orientar os cidadãos sobre a prevenção contra temporais, enchentes, vendavais, incidência de raios entre outros fenômenos naturais.