A Secretaria de Saúde informa que, nesta terça-feira (04/08), o Município de Itápolis registra, de acordo com o Protocolo do Ministério da Saúde, o seguinte quadro:
➡️194 casos confirmados para COVID-19⤵️
▶️104 pacientes curados
▶️83 pacientes em isolamento domiciliar, sendo monitorados pela Secretaria de Saúde
▶️02 pacientes internados, em leito de isolamento, na Enfermaria da Santa Casa
▶️01 paciente em Hospital Terciário
▶️04 óbitos confirmados
Dos 194 casos confirmados como positivos: 110 foram constatados por teste rápido e 84 através de exames por RT PCR-COVID-19.
➡️41 casos suspeitos para COVID-19⤵️
▶️40 pacientes em isolamento domiciliar, sendo monitorados pela Secretaria de Saúde
▶️01 óbito suspeito
Os pacientes com casos considerados suspeitos aguardam resultado de exame por RT PCR-COVID-19.
O óbito suspeito se refere a uma paciente de 78 anos que estava internada na UTI da Santa Casa e evoluiu a óbito em 04/08/2020. O exame por RT PCR-COVID-19 da paciente já havia sido coletado e enviado ao Instituo Adolfo Lutz e aguarda-se o resultado.
➡️390 casos descartados para COVID-19
➡️625 exames coletados para COVID-19
📌É importante esclarecer que a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa os casos notificados no município, incluindo àqueles que realizaram exames nos laboratórios particulares da cidade. Já a Santa Casa de Itápolis atualiza o estado dos pacientes internados, de acordo com o horário de fechamento da nota oficial emitida, diariamente, que consta no site oficial do município (www.itapolis.spgov.br) junto com o Boletim Coronavírus.
📌A Prefeitura de Itápolis prossegue orientando à população sobre a importância de todos respeitarem as medidas de precaução, objetivando evitar a continuidade da transmissão do novo coronavírus (SARS-CoV2), neste momento de aumento de casos no município:
✅Use sempre máscara ao sair de casa
✅Respeite o distanciamento social, especialmente em filas
✅Evite aglomerações
✅Higienize as mãos com água e sabão ou álcool em gel
✅Higienize os ambientes onde estiver e os produtos adquiridos

O Governo Estadual redefiniu a classificação da região de Araraquara - da qual pertencemos - para Fase Amarela do Plano São Paulo, por isso, a Prefeitura de Itápolis editou um novo Decreto com as orientações referentes à flexibilização das atividades e protocolos a serem seguidos, a partir desta segunda-feira (27). Esta nova fase de quarentena segue até dia 10 de agosto, porém, a Prefeitura Municipal reforça que diante dos aumentos de casos da COVID-19 em Itápolis e região é essencial que todos respeitem as medidas de prevenção.

É importante destacar que continua sendo obrigatório o uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel e a limpeza contínua do ambiente de trabalho em prevenção à COVID-19.
➡️ Bares, lanchonetes, restaurantes, pizzarias e similares: atendimento presencial, apenas, ao ar livre, sem aglomeração de pessoas, com utilização de 40% da capacidade de lotação, respeitando o distanciamento mínimo de 2,5 metros entre as mesas, respeitando o limite de funcionamento de 6 horas diárias até as 23h30, devendo afixar o respectivo horário na entrada do estabelecimento.
➡️ Salões de beleza, lojas, óticas, papelarias, perfumarias e similares: atendimento presencial, com utilização de 40% da capacidade de lotação para evitar aglomerações, respeitando o limite de funcionamento de 6 horas diárias, devendo afixar o horário em local visível na entrada do estabelecimento.
Escritórios, imobiliárias e concessionárias: poderão exercer suas atividades com atendimento presencial, em horário comercial, controlando a entrada no estabelecimento.
Confira a publicação do Decreto Municipal Nº 5.632 /2.020 no Diário Oficial do Município: https://dosp.com.br/exibe_do.php?i=MTE5OTMz.
📌As demais definições estabelecidas em decretos anteriores continuam valendo:
➡️ Supermercados, mercados, padarias, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas, centros de abastecimento de alimentos, lojas de conveniência, venda de alimentação para animais, distribuidores de gás, venda de água mineral, postos de combustíveis e instituições bancárias - realizam atendimento em horário comercial, evitando aglomeração.
➡️Profissionais Liberais: os atendimentos nos estabelecimentos de prestação de serviços podem ocorrer com agendamento prévio para evitar aglomeração.
 
CORONAVÍRUS: A IMPORTÂNCIA DO DISTANCIAMENTO SOCIAL E OUTRAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO
Com o registro do aumento de casos da COVID-19 em nossa cidade, assim como em toda região, acende-se a luz de alerta sobre a necessidade de todos respeitarem as medidas de prevenção à transmissão do novo coronavírus. Permanecer em casa, sempre que puder, evitando aglomerações é uma das recomendações da Secretaria Municipal de Saúde. O distanciamento (para a população em geral) e isolamento (para os casos confirmados e suspeitos) são importantes para conter a doença.
O problema está, justamente, em não considerar que as pessoas com doenças pré-existentes e idosos, não terão a mesma resistência imunológica que o restante da população se foram contaminadas com o novo coronavírus, podendo até vir a óbito. Isso porque muitas pessoas terão a COVID-19 sem a manifestação de sintomas, porém, estarão - mesmo sem saber - transmitindo a doença. Para evitar essa situação é indispensável que todos respeitem as orientações preventivas.
“Atualmente a melhor estratégia para frear a propagação do coronavírus é respeitar as medidas de prevenção até que tenhamos uma vacina”, disse a coordenadora da Vigilância Epidemiológica que completa: o distanciamento social voluntário é uma decisão consciente e responsável que cada pessoa toma para se proteger, proteger sua família e toda população.
Existe previsão de multa e prisão no Código Penal para quem não colaborar com determinações do poder público, destinadas a impedir a propagação de doença contagiosa. Denúncias sobre este tipo de descumprimento podem ser feitas para a Guarda Civil Municipal (153).
Vamos juntos evitar que o novo coronavírus continue sendo transmitido em Itápolis!!

CENTRAIS DE ATENDIMENTO
Central de Denúncias - Guarda Civil Municipal ☎ 153 - Telefone disponível 24 horas para denúncias relacionados às ações de enfrentamento ao Coronavírus.
Ouvidoria Municipal - Apresente sua demanda, também, pelo telefone 99606-4672, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h ou em qualquer dia e horário pelo Aplicativo eOuve ou Site oficial: www.itapolis.sp.gov.br, clicando no link eOuve Ouvidoria Municipal.
Central de Atendimento da Secretaria de Saúde (Dúvidas sobre o Coronavírus) - Vigilância Epidemiológica - 3262-5446, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

ATOS ADMINISTRATIVOS RELACIONADOS AO CORONAVÍRUS ESTÃO NO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
A Prefeitura Municipal de Itápolis, objetivando manter a transparência dos atos administrativos e atender o disposto na Lei Federal nº 13.979 de 6 de fevereiro de 2020 e no Decreto Legislativo Estadual nº 2.495 de 31 de março de 2020, está publicando todos os atos administrativos realizados no município em decorrência da pandemia do Covid-19 (Novo coronavírus) dentro do link Portal da Transparência disponibilizado no site oficial - wwwitapolis.sp.gov.br: https://is.gd/r2DUYb

MONITORAMENTO DE PACIENTES
De acordo com a Vigilância em Saúde, composta pelas Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, é realizado o monitoramento diário de pacientes que tiveram alta hospitalar com caso confirmado e, ainda, estejam em período de quarentena e dos casos suspeitos para COVID-19 que aguardam o resultado do exame coletado e de seus respectivos familiares e contatos próximos. Também é feito o acompanhamento dos pacientes que passam pelas Unidades Básicas de Saúde e Pronto Atendimento e apresentam sintomas ligados à doença e não precisam de internação, assim como seus familiares e demais pessoas com quem este paciente manteve contato próximo, para verificar se apresentaram sintomas. Neste trabalho, o município fica dividido em regiões e cada UBS monitora os pacientes de seus bairros de abrangência. Cotidianamente, os pacientes recebem ligações para informarem como está à evolução dos sintomas e são orientados a procurarem a Unidade de Saúde ou Pronto Atendimento da Santa Casa se tiverem complicações. A partir de uma suspeita para COVID-19, a Vigilância em Saúde orienta e monitora o isolamento domiciliar por 14 dias, fazendo a avaliação da evolução do paciente neste período. Quando o caso suspeito dá entrada na Santa Casa, a Vigilância Epidemiológica é informada e, a partir da ficha do paciente são avaliados os contatos dessa pessoa, iniciando o monitoramento. 

DIAGNÓSTICOS POR EXAMES LABORATORIAIS E TESTES RÁPIDOS
A Secretaria de Saúde de Itápolis recebeu testes rápidos do Ministério da Saúde e também tem adquirido o material. Estes testes rápidos são utilizados para verificação da COVID-19, a partir do 8º dia de início dos sintomas, seguindo as instruções técnicas do Ministério de Saúde. Já o critério para realização do exame por RT PCR, considera que a coleta (SWAB) deve ser feita entre o 3º e 7º dia, considerando o início dos sintomas, este tipo de exame é encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz de Ribeirão Preto e/ou ao Laboratório da Unesp de Araraquara, conforme definição do DRS (Departamento Regional de Saúde) de Araraquara. É importante esclarecer que a Vigilância Epidemiológica acompanha os resultados dos exames realizados em laboratórios particulares da cidade. 

EXPEDIENTE PÚBLICO MUNICIPAL
Segunda a Sexta-feira 
➡SAÚDE
UBS (Unidade Básica de Saúde) - são priorizados os atendimentos de consulta para casos emergenciais, síndromes gripais, pré-natal, curativos e acompanhamento de doenças crônicas, das 7h às 16h.
SECRETARIA DE SAÚDE e FARMÁCIA MUNICIPAL -
atendimento normal, porém, de forma controlada, das 8h às 13h.
CEO -
Centro de Especialidades Odontológicas está centralizando os atendimentos odontológicos para os casos de urgência, das 7h às 11h e das 12h às 16h.
CAPS -
Atendimentos de urgência e emergência, com triagem pelo telefone 3262-5080.
CEFIM -
Atendimentos de casos de fratura e pós-operatório, agendados com antecedência pelo telefone 3262-1341.
CEMAIA -
Atendimentos suspensos, temporariamente.
➡SERVIÇO SOCIAL:
 A Secretaria de Desenvolvimento Social (3262-8195) e o CRAS (3262-1110) de Itápolis informam à população que estão realizando os atendimentos e orientações sobre o Auxílio Emergencial do Governo Federal e demais programas sociais, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. 
➡EDUCAÇÃO
ESCOLAS E CRECHES MUNICIPAIS -
as aulas presenciais estão suspensas e está havendo o ensino à distância, em sistema de disponibilização de atividades online pelo site oficial do Município e por meio da entrega agendada dos conteúdos impressos na escola, onde o aluno estuda.
➡TRANSPORTE PÚBLICO (CIRCULAR) -
suspenso dentro do município de Itápolis e mantido, apenas, para Tapinas e Nova América (horário reduzido). 
EMISSÃO DE CREDENCIAIS DE ESTACIONAMENTO PARA IDOSOS - Suspensas.
➡CEMITÉRIO MUNICIPAL - 
Os velórios são realizados com duração máxima de até 4 horas e no período diurno.
➡TRIBUTAÇÃO - 
Suspensa a emissão de novos alvarás de autorização para eventos.
➡️SEBRAE AQUI / BANCO DO POVO -
Atendimentos pelo telefone 3262-1534, das 8h às 16h.
➡️PROCON -
denúncias de preços abusivos devem ser feitas pelo telefone 3263-8000 (das 8h às 17h) ou através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
➡️PAT - Atendimento, apenas, pelo telefone 3262-8150 das 8h às 17h

AÇÕES REALIZADAS NO COMBATE AO CORONAVÍRUS
Entre as iniciativas realizadas pela Prefeitura Municipal para evitar a transmissão da COVID-19 destacamos:
➡️Orientação da Guarda Civil Municipal sobre uso de máscara aos itapolitanos
➡️Fiscalização dos estabelecimentos comerciais, para verificar o cumprimento das medidas estabelecidas em prevenção à COVID-19
➡️ Fiscalização noturna da Prefeitura Municipal em conjunto com a Polícia Militar em bares e pontos de aglomeração da cidade
➡️Distribuição de panfletos de orientação aos cidadãos sobre a importância do combate à transmissão do novo coronavírus
➡️Higienização de ruas e praças de Itápolis e dos distritos de Tapinas e Nova América
➡️Barreira sanitária, que até o dia 29/05, monitorou a circulação de veículos que entravam na cidade, incluindo a higienização dos veículos que chegavam de outros municípios, realizando assim, um importante trabalho de controle da transmissão do vírus na fase inicial da pandemia.

Imprensa Prefeitura de Itápolis